30 setembro 2010

O manjericão e as lagartas












































O nosso manjericão anda, há meses, a ser devorado por lagartas como estas. Se não nos dedicássemos, de vez em quando, a procurá-las de folha em folha, já ele tinha desaparecido. Descobrimos que algumas das lagartas, não sei se todas, acabam por se transformar nestas lindas borboletas, mas nem mesmo isso, nos faz deixar de perseguir as lagartas que nos privam do nosso Pesto!
. . . . 
Uma outra lagarta, uma outra história...

4 comentários :

  1. Também temos essas lagartas no manjericão e nas sardinheiras! Uma praga que também controlamos à mão. São muito destruidoras, têm um apetite voraz e deixam as folhas das plantas todas esburacadas.

    Também já tinha dado conta que se transformam numas borboletas pequeninas que devem deixar os ovos na planta, dando continuidade ao ciclo de reprodução. Por isso é que há sempre vários tamanhos de lagartas nas plantas, penso eu.

    Também fiz pesto quando comprei o manjericão e ele estava saudável agora nem pensar :)

    Um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Quando souberem de alguma solução milagrosa, sem ser o recurso a pesticidas, avisem... Quando as apanho dou-as ao gato para ele as comer (ao menos ele que faça proveito daquele, autêntico, Pesto)... mas não consigo ensiná-lo a encontrá-las! Bom fim de semana :-)

    ResponderEliminar
  3. Tenho exactamente o mesmo problema e após cortar o manjericão de alguma forma notei que o tomateiro começou a ser atacado :O não sei que fazer. Se alguém souber de solução também agradeço.
    Boas regas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, apesar deste post ter 6 anos, o espaço ser outro e as plantas também, o problema repete-se! Basicamente tudo o que começa a nascer é quase de imediato devorado. : )

      Eliminar