Por causa do frio

02 fevereiro 2015
























Sou friorenta, é um facto. O Sangue não me deve circular com a rapidez necessária, porque não é por falta de actividade, já que me é difícil estar parada e mesmo assim acontece dar por mim com os pés e as mãos geladas.

A casa onde estamos a viver apesar de ser antiga está renovada, mas mantém as portas com frinchas que fazem correntes de ar e tem o pé direito mais alto que alguma vez vi, e já vi muitas casas antigas!

Pondo de parte a hipótese de manter o aquecimento ligado todo o dia, a única forma de equilibrar o problema é tentando isolar o mais possível as divisões. Assim recorri ao sistema mais antigo, eficiente e barato que conheço, chouriços.

Aproveitei pequenos retalhos de linho e cozi-os até conseguir dois chouriços iguais, que nem de propósito (quando os fiz não foi a pensar nas medidas desta porta, nem desta casa) serviram na perfeição para as soleiras de lousa desta portada. Há falta de areia para os encher, usei 1Kg e pouco de arroz do mais barato do mercado. Assim se alguma vez o gato se lembrar de levar mais a sério as brincadeira (já cheguei a encontrar um deles no meio da sala) e espetar uma unha mais funda, o problema da limpeza será mais fácil de resolver.
...

Ainda por causa do frio e porque há 18 nos, quando deixei para trás o Porto deixei também o problema das frieiras, agora que regressei, elas também.
Se souberem de algum tratamento, que não sejam as pomadas de farmácia, pois já não fazem qualquer efeito, agradeço a dica, qualquer mezinha será testada e consoante os resultados, posteriormente afixada neste Blogue. 
Obrigada!*

7 comentários :

  1. A minha mãe usa aloe vera, cortado diretamente do cacto, espalha aquela nanha que sai da planta.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Eu também já sofri bastante com as frieiras.
    Foi "só" até ao dia em que a minha mãe trouxe a boa nova do trabalho.
    Ela explicou-me que tinha descoberto que se eu urinasse directamente para cima das frieiras elas iriam acabar por secar, ou pelo menos havia quem dissesse que sim. Só que tinha de esperar para o princípio do próximo inverno, pois tinha de ser antes da época delas surgirem.
    Qual quê!!!! Fui logo a seguir, na minha primeira vontade!
    Já não me lembro se repeti a dose, ou não, mas sei que nunca mais voltaram :)

    ResponderEliminar
  3. Sempre sofri imenso com frieiras nas mãos e sei bem qual é a sensação de querer trabalhar e nem conseguir segurar bem as agulhas! O remédio santo este ano foi mesmo a gravidez! Mas tirando isso, no ano passado, descobri que esfregar as mãos com álcool canforado ajuda bastante a aliviar as dores e o ardor. Não as tira, mas ajuda. Também me falaram em manteiga de mostarda (que supostamente se vende na farmácia mas cheira muito mal) ou urtigas, mas sinceramente não tive coragem de experimentar nenhuma delas...

    Adorei a ideia do arroz nos chouriços, por acaso ando para fazer um e andava a perguntar-me o que havia de usar para o encher... posso copiar? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, nem sei se é uma ideia original esta de usar arroz... Mas ficam mais leves dos que cheios com areia e mais fáceis de moldar ás soleiras, além de que mesmo gastando dinheiro no arroz, fica mais barato que comprar um chouriço novo e podemos escolher as medidas.

      Eliminar
  4. Lindos os chouriços! Boa ideia a do arroz! A minha receita para as frieiras é sumo de limão. Resulta e deixa as mãos macias. Pode ser com um limão ao qual já se retirou algum sumo e também a casca. Esfrega-se nas frieiras e acaba por passar.

    ResponderEliminar
  5. Cristina Pimentel17:56

    Também eu tenho chouriços nas portas e que bem que ficam ...!
    Qto às frieiras, o cacto de aloé fez maravilhas às mãos da minha filha. Todas as noites "besuntava" as mãos com a seiva amarelada e pegajosa do cacto, depois "calçava" umas meias nas mãos para ficar assim toda a noite e todas as noites até obter resultados. E resultou, pois do ano passado para este ano, as frieiras foram-se quase todas. Para as teimosas, teimámos com a mesma "receita". Resulta mesmo, é barato, natural, ecológico, biológico e mais "ógicos" e foram-se as malvadas.
    Bjto

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Cristina pelo conselho, por acaso tenho neste momento uma folha de Aloé em água, à espera de ganhar raiz! : )

    ResponderEliminar