Do que gosto

30 janeiro 2015











































































Já é pouco o que me prende agora àquele lugar, presente quase nada, só o passado.
Das poucas vezes que lá volto, para visitar a família e ir às consultas mensais, percebo a falta que me faz o sol, o rio, até o vento, os dias de nevoeiro cerrado e os passeios pela marginal, mas não me lembro de nada mais.
Num dos últimos Domingos que lá estive, era dia de Feira de Velharias, é verdade também tenho saudades das voltas que dava pela Feira.

Uma chávena e umas caçarolas com padrões que apetecem aplicar em muitos trabalhos.
O papel que forrava interior duma arca e uma etiqueta linda dum fabricante portuense.
Um capote de lã para ele e um xaile da lã com torcidos para ela. 
Umas chitas portuguesas, daquelas que infelizmente nunca mais se reproduziram e eu não me acredito que fosse assim tão difícil, houvesse vontade, pois registos de imagens com motivos de padrões antigos é coisa que não falta por aí. Muita gente os colecciona seja em retalhos ou em imagens.
Um taleigo que persegui por quase meia Feira, até que a rapariga do rancho que o trazia pendurado no braço, finalmente parasse e me desse a oportunidade de lhe pedir que mo deixasse fotografar.
Uma peça que nunca visto igual e me deixou quase naquele estado de vai não vai, traz não traz. O feirante explicou-me que servia para enfeitar os jugos dos bois e lhes chamavam monelhas. Vi nela um coração enfeitado a lã e imaginar um par de bois cada um com um enfeite nos cornos, deixou-me encantada com tão singela ironia.
Há feirantes e feirantes e uns mais esmerados que outros na arte de dispor os artigos que vendem, este vendia carrinhos e descobriu a forma mais bonita que já vi.

No meio de tanta coisa sem grande interesse para mim, encontro sempre aquelas coisas que me arrebatam apesar de não me conquistarem o suficiente para cair em tentações. Das coisas que gosto faço apenas o que posso, fotografo-as, e é tudo. 

2 comentários :

  1. Cores fantásticas. Padrões magníficos. Objectos lindos. E sim, muita história. Adorável! bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  2. Amo a foto dos carrinhos!

    Eu sou grande fã de Feiras deste tipo. Feira da Ladra, mas também, por exemplo, a Feira de Velharias que se costuma realizar regularmente na Costa de Caparica.

    beijo.

    ResponderEliminar