De volta ao céu azul carregado

04 março 2014






Quando vi esta caneca, deixada para trás numa casa antiga, quase nem se lhe percebia a cor de tão suja que estava. Depois de uma boa lavagem confirmou-se o que eu já adivinhava, portuguesa, mas de uma marca que desconhecia, Cesol. Tentei investigar mas não consegui grande coisa.
Uma das lãs portuguesas que mais gosto de trabalhar, desta vez em tons de azul, um céu carregado com algumas abertas.

Uma das poucas fotografias minhas em que mostro um sorriso. A casa era da minha avó, o cão do meu avô e a bola azul era minha. Naquela idade tenho muitas fotos com bolas, acho que as bonecas chegaram mais tarde. 

A almofada de linho, bordada pela minha avó, veio daquela casa (da foto de cima) e lembro-me de as ver, eram várias, a cobrir os bancos de madeira da cozinha. Tratei-a de umas mazelas e está agora na nossa cozinha.


Nota: A Joana deixou um link em que se pode saber um pouco mais da história da Cesol. Obrigada pela partilha.

...
Não foi fácil chegar quase aos 1000, por isso e porque tenho trabalhado muito e isso me faz bem, vou oferecer uma peça da Mi Mitrika.
Para já aceitam-se sugestões quanto ao que mais gostariam de receber e depois façam o que quiserem, partilhem, façam Gosto, convidem a Gostar... está nas vossas mãos : )
Aos 1000 falamos outra vez. Encontramo-nos por aqui.

5 comentários :

  1. É Cesol, Cerâmica de Souselas, Alexandra. Há mais informação aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/127233.html Se reparares, muita daquela loiça de cozinha branca com bolas vermelhas (ou azuis ou verdes) é desta marca. O jarro é lindo, a almofada nem se fala, mas o sorriso! Não há sorrisos feios, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que sim, obrigada. A almofada tem um cravo (inspiração dos bordados de Viana) e gosto muito dela por causa disso. : )

      Eliminar
  2. a minha mãe tem o conjunto de loiça com este motivo mas não tem este jarro... bonito :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de ver como serão as outras peças! : )

      Eliminar
  3. Tenho uma loiças assim parecidas, mas da Vista Alegre... dos anos 70!

    ResponderEliminar