05 fevereiro 2011

Arrepiados








Depois de um passeio pela praia para aproveitar o sol, nada melhor do que chegar a casa, acender a lareira e beber um chá, melhor ainda se for acompanhado destes Arrepiados.

Receita
2 claras ovo
250 g açúcar
250 g miolo amêndoa em palitos finos

Bater bem as claras com o açúcar, até ficarem bem firmes e de seguida envolver cuidadosamente a amêndoa. Forrar com papel vegetal um tabuleiro e distribuir o preparado em pequenos montinhos, com a ajuda de uma colher de sobremesa. 
Os montinhos devem ficar bem salientes e afastados uns dos outros. Levar a cozer, no forno pré-aquecido a 120º, mais ou menos durante 50 minutos. Devem ficar leves, secos e alourados, se necessário aumente  forno para 180º, durante 10 minutos.



Um bom fim de semana!

6 comentários :

  1. Eu chamo-lhes suspiros e são muito fáceis de fazer! Se calhar amanhã vou experimentar a tua receita :)*

    ResponderEliminar
  2. A base é a mesma, mas os suspiros não levam amêndoa! Experimenta, se gostas de suspiros ainda vais gostar mais destes! Depois diz qualquer coisa... :-)

    ResponderEliminar
  3. Olha que boa ideia para aproveitar as claras que por vezes sobram dos bolos.
    e um arrepiado esfarelado por cima duma bola de gelado de chocolate deve ser genial :) (fala a gulosa)

    PS: adoro o pano em crochet :)

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de gelados e de coisas esfareladas por cima dos gelados!... :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá Alexandra :D*
    Têm um ar delicioso. Aqui, quando são grandes e com amêndoas chamam-lhes Carriços! Um vez tentei fazer suspiros mas não consegui... Transformaram-se em "peles"! Em que altura é que se aumenta a temperatura para 180º? Como é que se sabe se é preciso? Pode-se fazer com açúcar amarelo?
    bjs :)***

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    Este é o nome que dão no Ribatejo, deve haver mais nomes por aí...
    Fazer suspiros não é difícil, mas requer alguma experiência por causa do forno, como são todos diferentes às vezes os tempos que as receitas indicam podem variar. A cozedura deve ser lenta e numa temperatura baixa, para ficarem bem cozidos por dentro, quando provares um e estiver sequinho, podes aumentar um pouco a temperatura, mas só se lhes quiseres dar cor, se os quiseres mesmo brancos não é preciso.
    Penso que se reduzires a pó o açúcar amarelo, o efeito será o mesmo, desde que fique uma mistura bem firme, essa é a condição para os suspiros ficarem bem. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida está à vontade! Bj :-)

    ResponderEliminar