Hortelã

19 setembro 2016




Sem estações do ano a ditar as regras para as sementeiras, os pimenteiros crescem lentamente a caminho do Outono, as meloas floriram fora da época, as beldroegas estão com semente, a hortelã laranja vai sendo devorada pelas lagartas e os agriões germinaram, mas estão a crescer em magotes impossíveis de mondar.

Acelga, hortelã, tomate cereja, agrião, espinafre e semente de salsa, tudo em dose caseira.

Cultivar simplesmente, sem ambições de maior, apenas para manter vivo o que me corre nas veias.

Enquanto puder, fico grata, são previlégios maiores, viver fazendo o que se gosta e ter como trabalho o que sempre se fez por amor.

Quem semeia também colhe.

3 comentários :

  1. já partilhei contigo no teu post do sangue verde que também tenho um rapazola cujo sangue será verde! nos seus três anos e meio, é vê-lo colher e trazer para plantar em casa! Cada caroço e cada folha podem ser alvo de ser plantados e adora observar as raízes a desenvolver...
    do último mercado trouxe sementes para a nossa singela horta de varanda... desde que as semeamos que, impacientemente, espera que cresçam e brotem da terra... este teu texto é maravilhoso!
    quem me dera termos mais espaço para os nossos verdes crescerem!
    como sempre, é uma inspiração vir ao teu blog... obrigada pelas coisas bonitas!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro de passar as horas livres depois da escola à volta da minha avó, que andava também ela sempre à volta dos vasos. Nessa altura andava obcecada por macieiras e semeava todas as pevides das maçãs que comia. As poucas que germinavam acabavam por morrer antes de atingirem sequer um palmo, mas enquanto tratava delas ía sonhando com o dia em que ía ter uma macieira semeada por mim.
      Muitos anos mais tarde estive a um passo de me tornar florista, neste momento sou uma espécie de hortelã.
      É bom saber que há alguém pequenino que já anda a espalhar espalhar sementes. Dá-nos esperanças de um futuro mais verde e mais risonho. : )

      Eliminar
    2. Flores, folhas e caroços... ate o caroço do pêssego foi, cuidadosamente enterrado na terra para crescer! o gengibre que estava a criar uma este verde também já lá está... vão conviver lado a lado! por cá também semeamos em as regras da estação... se dá, colhemos os frutos, se não, continuamos a aventura hortelã!
      vi o que me enviaste e adorei!
      porque nunca é demais agradecer o que de bom nos acontece, bem-haja pela partilha e beijinhos da costa alentejana, Xana

      Eliminar