Uma casa dos outros

18 janeiro 2015




 


Há casas e casas. Casas que nos fazem sonhar, umas mais do que outras. E há as que sabemos inatingíveis e por isso nos levam a sonhar ainda mais. Desta já conhecia a fachada, passar por ela todos os dias já me tinha levado a imaginar como seria por dentro. Sabemos mais ou menos as características que marcam as construções de cada  época, a riqueza dos materiais, a delicadeza dos detalhes, a qualidade da construção, a segurança e conforto que transmitem... Depois há as surpresas, porque já vi algumas, uma mais imponentes, outras mais modestas, mas em todas encontramos motivos para nos surpreendermos e ficarmos ainda mais encantados. Falo no plural porque sei que nos acontece a todos, tenhamos mais ou menos sensibilidade, mais ou menos interesse por este assunto: Casas. Não há quem consiga ficar indiferente. 
Entrei por acaso, tinha tempo e as portas estavam entreabertas, por baixo funciona Comércio, o que torna o acesso ao átrio, público e disponível para fotografar. Mais disponível ainda quando um dos proprietários me convida a entrar e se oferece para me acender as luzes, pois receia que não conseguirei registar os detalhes dos vitrais, me faz uma visita guiada pelos outros pisos e me conta a história do prédio mandado construir por um dos homens grandes da Sandeman.
Agora que conheço a escadaria, as portas e janelas com vitrais, os tectos estucados, agora que sei que sou bem vinda para fotografar o que muito mais existe por ali, sonho ainda mais, sonho com os interiores das habitações. 
Há casas e casas e por muitas que se conheçam, há sempre motivos para sonhar com elas. Não tenho uma casa de sonho, tenho muitas.

...

Cada vez mais vão surgindo pessoas e empresas especializadas em tomar conta do nosso património imobiliário.
Caso conheçam algum projecto em particular e o queiram divulgar, basta deixarem um comentário. Ainda há muito para fazer e divulgar o trabalho de quem está empenhado nesta área é contribuir para o sucesso desse trabalho e quando se trata de qualificar, recuperar e tornar acessível um património que nos pertence, todos saímos a ganhar. 

. Sobre as casas do Porto, há muito para ver e conhecer aqui e recuperar aqui.

. Pessoas e empresas que constroem e recuperam património, como este.

. Atelier In Vitro.

. CREA 

1 comentário :