19 janeiro 2011

Eucalyptus










"O género Eucaliptus pertence à família das Mirtaceas, abrangendo cerca de 800 espécies diferentes, quase todas provenientes da Austrália. O eucalipto é de fácil identificação pelas flores e pelos frutos. A corola transforma-se pela queda da tampa que recobre o cálice (aderente aos ovários), quando as flores se abrem. Em seguida aparecem inúmeros estames brancos em algumas espécies e vermelhos ou amarelos noutras. Os frutos são cápsulas de consistência lenhosa. Em muitas espécies encontram-se dois tipos diferentes de folhas. 
Nas árvores jovens as folhas são arredondadas, simétricas e sensivelmente iguais, e laminares (falciformes) e verticais na árvore adulta. A casca do tronco dos eucaliptos desprende-se às vezes em longas tiras e noutras espécies em placas. Neste caso, parte do tronco fica às manchas mais claras, quando as placas se desprendem. Estas árvores consomem muita água, dessecando intensamente o solo. São usadas por isso, na arborização de regiões pantanosas." 

Esta descrição foi retirada deste livro. Todos sabemos o quanto os eucaliptos, desde que foram introduzidos no nosso país, têm prejudicado os nossos solos, nalguns casos tornando impossível a prática da agricultura... 
Mas quem não se sente rendido a estas flores brancas tão delicadas, ao perfume que nos leva a querer encher os pulmões e aos rebuçados, estes e estes que fazem parte das nossas memórias?

6 comentários :

  1. é verdade, os eucaliptos tornaram-se uma praga !
    a minha mãe costuma ter no carro, debaixo dos assentos, folhas e frutos de eucalipto para perfumar o carro :-)
    associo o cheiro a voltas com ela

    ResponderEliminar
  2. É uma bonita associação. Tenho um post em que falo sobre as associações que fazemos das pessoas com as flores, se quiseres espreitar, tem a etiqueta : As afinidades... :-)

    ResponderEliminar
  3. I don't understand a word :), but those images are beautiful! I also had no idea, that eucalyptus looks like that ....

    ResponderEliminar
  4. Que fotografias tão bonitas Alexandra. E as dos cogumelos também. :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria, vindo de ti esse comentário sabe ainda melhor! :-)

    ResponderEliminar