A minha campanha pelo que é bom.

03 outubro 2015



O meu pai é aquele que colhe do que tem, para mim.

É capaz de misturar maçãs Bravo Esmolfe com Espriega e umas outras quantas variedades nacionais, todas em competição pela maior quantidade de bicho, com folhas de louro e funcho.
Traz couves meio comidas pelos caracóis, abóboras tão tenras que as cozinho com casca, uvas tão amargas que prefiro usá-las para fazer sumo, feijocas que têm vagem com feijão branco e outras com feijão preto, marmelos que se não são consumidos em marmelada nos próximos dias, são consumidos pelas lagartas que de vez em quando se passeiam pelas paredes da cozinha.
São sempre os marmelos mais feios que fazem a marmelada mais bonita.

O meu pai consegue, apesar da sua idade e da minha, não perder a esperança de me fazer conseguir ser apreciadora de vinho. 
É capaz de me continuar a perguntar em qualquer refeição que façamos juntos, Não queres provar? Nem um bocadinho? Olha que ias gostar...

Era dele o livro de Botânica que ainda consulto e guardo como uma relíquia.
É dele a semente que descubro em mim sempre que me vejo com necessidade de mexer nas plantas e na terra. É também por causa dessa semente que deixou em mim, que estou a idealizar um projecto pequenino à volta de vasos com plantas.

O meu pai telefonou-me hoje.
Para me perguntar se queria mais castanhas, tem de as apanhar antes que desapareçam, roubadas por vizinhos humanos e inquilinos esquilos. 
Se queria aproveitar a boleia dele para Barcelos, precisa de ir à Cooperativa Agrícola comprar sementes. 
E sobretudo para me recomendar.
Para este Domingo não deixar de ir votar, porque temos mesmo da mudar isto.

1 comentário :

  1. cada vez mais gosto de aqui passar... de ler... de ver as fotografias... de aprender... de conhecer um pouco mais de quem está desse lado!
    ca por casa sempre gostei de meter as maos na terra... não tenho jeito, mas ainda assim vou conseguindo ter umas coisas em vasos! o meu mini ser herdou esses gosto e, do alto dos seus dois anos e meio, adora trazer flores da rua e replanta-las no seu vasinho!
    este fds também nos deram marmelos... ja comemos alguns assados no forno para acompanhar borrego e agora quero ver se faço marmelada!
    gosto de vir aqui... obrigada pela partilha sempre tao agradável!
    beijinhos da costa alentejana, Xana
    www.planetazorp.com

    ResponderEliminar