Um mundo perdido

27 agosto 2015


Tive uma dificuldade enorme em seleccionar este conjunto de fotografias. Primeiro por serem muitas e não queria tornar este post demasiado extenso, depois porque algumas, agora vistas à distância, me pareceram revelar demais da identidade e intimidade da pessoa responsável por este estabelecimento.

Nunca tirei tantas fotografias num espaço tão exíguo, talvez porque nunca encontrasse tanta coisa num só espaço.

Da curta conversa com o proprietário ficou a explicação para o tecto vermelho, do clube do coração e para a inexistência de pregos em metal, mas para o preciosismo do uso de pregos invisíveis em madeira. 
Das pessoas que ainda o visitam para uns copos e para uns dedos de conversa.
A história da cadeira de rodas e da perna que lhe foi cortada.

Depois foi o perder-me por entre uma loja de aldeia que reune Mercearia, Drogaria e Tasca. 

Por entre artigos que já não se vendem, marcas que deixaram de existir, rótulos que fizeram história, publicidades que fazem parte das nossas memórias, há um homem que resiste e insiste.

Um homem que mantém uma loja, ainda estranhamente aberta ao público... e se nota ficou perdido no tempo, talvez naquele em que perdeu a perna.

Há mundos perdidos com pessoas perdidas neles.

2 comentários :

  1. Comovo-me ao ler e ver esta publicação. Precisamente esta semana, vi na rtp2 uma reportagem sobre lugares perdidos mas também (ainda) esquecidos no tempo. Lugares de beleza rara onde a solidão é a companhia das poucas gentes que ainda os habitam. Aquela reportagem disse-me muito e este post fez-me lá voltar.

    ResponderEliminar
  2. Perdido no tempo, perdido dentro de si mesmo...

    ResponderEliminar