30 abril 2012

Lx 5 : sobretudo feirar e Leituras


Trabalhar e continuar a trabalhar, lutando para que o nosso projecto sobreviva e se afirme como desejamos. 
Sonhando (um tema que começa a ser recorrente neste blogue) com uma impossível, pelo menos tão cedo, segunda parte destas férias, aproveitando para rever as imagens e publicar algumas das coisas que vi e gostei na feira da Ladra. 

Descobrir em flor uma árvore que até agora só conhecia noutras estações do ano e ainda a tentar descobrir que árvore é. 

Encontrar descrições minuciosas e cruéis do trabalho de alguns biscoiteiros, viajando com Gorki pelo séc. XIX, "Éramos vinte e seis homens - vinte e seis máquinas vivas fechadas numa cave húmida, onde preparávamos massa de manhã à noite, para fazer biscoitos e bolos. 
As janelas da nossa cave davam para uma vala revestida com tijolos esverdeados pela humidade; os caixilhos encontravam-se obstruídos por fora com uma rede densa de ferro, e a luz do Sol não conseguia penetrar pelo vidro coberto de farinha. O nosso patrão fechara as janelas com ferro para que não pudéssemos dar um pedaço de pão aos pobres e aos nossos companheiros, que desempregados, passavam fome - o nosso patrão chamava-nos ladrões e dava-nos ao almoço restos podres em vez de carne..." 
Vinte e seis e mais uma, da Estrofes & Versos.

Trabalhar e continuar a trabalhar, nuns dias com todo o gosto, noutros com esforço, sempre consciente da realidade actual, mas continuando a sonhar com férias, podiam ser em Moscovo.

Na casinha mealheiro da segunda imagem lê-se, "Assim construirei o meu sonho". Dá para sorrir... ou talvez não.
...
Numa terça feira na Feira da Ladra.

3 comentários :

  1. Respostas
    1. Acho que é mesmo isso, obrigada pela preciosa ajuda! É engraçado partilhar estes conhecimentos e este gosto pela botânica, tem-me acontecido várias vezes... :-)

      Eliminar
    2. :-) Tens fotografias de flores muito bonitas.

      Eliminar