25 março 2011

Os naperons





Em casa dos avós maternos não havia bibelot que se pousasse no móvel sem que antes tivesse sido colocado por baixo um destes paninhos de crochet. Quando nos servíamos da água, a maior parte das vezes, a caneca tinha um a protegê-la do pó. Os maples e sofás tinham uns conjuntos, para costas e braços, protegiam os móveis, não do pó, mas de nós próprios. Era frequente quando nos levantávamos termos de dar um jeitinho ao pano do braço do cadeirão e raras eram as vezes em que encostávamos a cabeça para não amarrotar o que ficava nas costas. O meu enxoval está recheado destes tesouros, aprecio-lhes o trabalho minucioso e as horas de dedicação, assisti a muitos deles a nascerem das mãos de uma tia avó, que além de só usar as agulhas mais finas de todas, era capaz de desmanchar um trabalho quase no fim se lhe descobrisse algum engano. Mas os tempos são outros e estes panos não voltarão a ter o papel de destaque que tiveram outrora, pelo menos na minha casa, onde nem há bibelots. Guardo-os com todo o respeito pelas histórias que contam, mais nada, acho que já é muito. 

8 comentários :

  1. São lindos, tenho alguns mas também não lhes encontro uso na casa a não ser para as janelas, pendurados a formar uma espécie de cortina :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo07:29

    I have got the gist of this from the on-line translator. I think it is wonderful that you keep them. I have a few embroidered and crocheted things from my Mother and Aunts. I keep them mostly in a cupboard too. They give me inspiration and I love them all. I don't think my daughter appreciates them the same, but my niece does. Mia Self

    ResponderEliminar
  3. Oh Alexandra
    O mesmo se passa por aqui, tenho alguns trabalhos de crochet e bordados feitos pela minha avó e tinhas avós. Fui buscar mais uns tantos noutro dia a casa da minha avó que espero poder usar nas minhas fotos. Nem imaginas como ela ficou contente!
    Claro que o uso que ela lhes dá vai ser diferente do meu :) Mas estas coisas, para mim, são as mais valiosas.

    ResponderEliminar
  4. Tentos tantos, tantos feitos pela minha mãe, avós e primas da minha mãe. Às vezes uso-os mas na maioria estão guardados. Já tive algumas rosetas emolduradas e colocadas na parede.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uns oferecidos pela minha tia-avó quando era pequena... Dizia-me ela que era para o meu enxoval... Guardei-os religiosamente mas ainda não lhes consegui dar uso...
    Na altura não apreciava nada disso e até achava "foleiro", hehehe!... Mas aos 15 anos quando descobri o crochet e me deparei com a sua "ciência", fico deslumbrada a olhar para esses trabalhos, principalmente aqueles em que são feitos com linha muito fina e... Aplaudo a paciência que tinham para fazer tais "obras de arte" =)

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  6. :) ao ler este post fizeste-me recuar também à casa dos meus avós...os paninhos de crochet!! tenho muitos guardados como relíquias feitos pela minha querida avó materna que adorava me oferecer uns conjuntos, para a cozinha ou para o quarto :)
    Preciso de lhes arranjar uma utilidade, que não a dos bibelots porque merecem ser apreciados.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Really beautiful. The subtle color is charming!

    ResponderEliminar