17 março 2011

Lavar e corar

Os panos são velhos e encontrei-os cheios de nódoas, faltam-me os segredos para as fazer desaparecer, resta-me como aliado o sabão rosa, a M reconhece-o da escola, pelo cheiro que não lhe agrada, eu conheço-o dos tanques lá de casa e do coradouro onde as roupas, sobre a relva, se estendiam ao sol...

7 comentários :

  1. Anónimo09:59

    They are beautiful. I have been trying to get stains out of pretty old cloths too. They were embroidered by my mother and aunts and bring back memories... I have a beautiful irish linen table cloth, which I want to give to my niece. You annot get good irish linen any more. Mia Self.

    ResponderEliminar
  2. Panos lindos e sabão que apetece cortar às fatias ! é verdade que esses sabões às vezes têm um cheiro, como dizer ... "particular" mas dão sempre a sensação de uma limpeza mais saudável do que os detergentes em pó, quase corrosivos de tão perfumados artificialmente.
    Eu trago de Portugal (!!!) uma reserva de sabão para lãs da Confiança, uns quadrados amarelos para lãs e sedas que dizem ser de côco ... gosto muito do cheiro suave que fica nas roupas.

    ResponderEliminar
  3. Hello Mia, thanks!

    Concordo contigo quanto ao cheiro "particular", mas a sensação de os usar em vez dos detergentes é única! Além de eu fazer alergia a todos os produtos com mais químicos, sempre os mais perfumados! Esses das lãs, os de glicerina, são muito agradáveis, quando os meus filhos eram bebés usava-os para lhes dar banho. :-)

    Obrigada Leonor!!!

    ResponderEliminar
  4. Esta semana de cada da minha avó também trouxe uns panos lindos e antigos, todos bordados à mão por ela ou pelaminha bisavó!
    Consegues tirar as manchas amarelas com o sabão? Pões a corar?

    ResponderEliminar
  5. Maria João, o sabão não retirou todas as nódoas, são muito antigas e de origens diversas, corar ajuda mas não resolve o problema, não sei o que mais posso fazer, usar lixívia?, mas nos bordados com cor é muito arriscado! Se souberes de alguma mezinha... :-)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:43

    ainda me lembro quando a minha mãe me ensinou a corar :-)

    ResponderEliminar