19 setembro 2010

A celebrar a chegada do outono










Finalmente o gelado de uvas Americanas, uma experiência nova  e que vamos repetir. 
O que já não é novidade cá em casa, é o gelado de banana, é muito fácil de se fazer e é realmente bom. Desta vez decidi acompanhar com um pouco de compota de figo, também feita com figos caseiros. Uma das recordações que guardo da infância, ligadas à mesa, é a compota de figo e a manteiga de amendoim. As duas, no mesmo lanche. 

Quando era pequena e vinha passar as férias de verão aqui em Esposende, na casa dos meus avós, havia um dia marcado para se lanchar na casa duma prima da minha avó. Eram lanches de sonho, com mesas de sonho, louças antigas com florzinhas, chá (mesmo pra as crianças), bolos, compotas e entre as compotas, a de figo e a manteiga de amendoim. Essa prima viveu muitos anos em África e trouxe de lá a receita, foi a primeira vez que provei. 
Ainda hoje sou tola por amendoins e adoro manteiga de amendoim. Eram lanches de cerimónia, em que tínhamos de nos comportar para não deixar ficar mal os avós, talvez por isso a concentração fosse maior e obrigasse a reter na memória os sabores, até hoje, em que a compota de figo e a manteiga de amendoim me transportam para a infância.

3 comentários :

  1. Anónimo13:37

    Gostei dessa parte da "concentração" :-))

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:12

    fiquei cá com uma saudade do calor com gelado, uiii :D

    ResponderEliminar
  3. Bruno, por aqui ainda está imenso calor, apesar da entrada do outono! Ainda sabem bem os gelados, mas os gelados não sabem sempre bem?
    :-)

    ResponderEliminar