08 julho 2010

O gosto de juntar




































Já o meu avô paterno gostava de juntar coisas, qualquer objecto que ele considerasse ainda vir a usar, era guardado nos arrumos. A expressão que usava, chegou até mim pelo meu pai (que também herdou este fantástico, por vezes problemático, hábito), dizia então o meu avô José, que trabalhava na arte da carpintaria, "quem guarda o que não quer, terá o que precisa". Deve haver alguma sabedoria nesta afirmação, mas o que é certo, é que no meio de tanta coisa guardada à espera de um destino, existem coisas demasiadas, às vezes impossíveis de caber numa casa... Gosto de juntar, tenho colecções de tudo e mais alguma coisa, como a casa onde vivo não é um castelo, mas poderia ser, tento juntar coisas que não ocupem muito espaço. Coisas pequeninas, mas que dão azo a grandes recordações.
Diógenes é um menino que partilha o gosto de juntar com toda a sua família, as suas colecções e dos familiares contam histórias. É um livro com histórias pequeninas, para caberem num livro já ele tão cheio de colecções.

5 comentários :

  1. I don't understand the text but I love the buttons and the sea urchins.

    ResponderEliminar
  2. Aposto que alguns botões ainda são dos anos 70, não?! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Alguns devem ser mais antigos :- )

    ResponderEliminar
  4. Por aqui também se herdou o gosto de juntar... E visto que também não vivo num castelo, os problemas são os mesmos. Quando, derrotada, chego a deitar qualquer coisa fora, venho mais tarde a descobrir que aquele objecto tinha mesmo utilidade!

    ResponderEliminar
  5. Oh! Esse hábito de guardar coisas... Pode ser que seja preciso! Até a minha sala de aula (sou professora)já tem fama.... E esses botões são lindos! Tenho umas caixas cheias de botões antigos. Um dias hão-de ser precisos... ;)

    ResponderEliminar