O meu Advento

27 dezembro 2016









O nosso Pinheiro é um Plátano. É uma árvore feita dum galho do Jardim da Cordoaria, apanhado do chão no ano passado, quando ainda morávamos na outra casa.

A mesa tem a toalha de crochet, os copos e os pratos da avó. Tem a taça dourada da minha mãe, a mesma de sempre e que desde que me lembro apenas sai do armário para a mesa de Natal.

A vontade de fazer postais para comemorar este dia é um costume que estranhamente teimo em não perder.

Decorar com folhas de chocolate, feitas a partir de folhas de tangeriana (seguindo uma receita da Paula) a Tarte de Lima feita pela M e ao mesmo tempo pressentir que um Bolo Rei iria ser destronado.

Ter na mesa todos os doces que são tradição, as Rabanadas e os Bolos de Bolina da minha mãe, a Aletria e os Mexidos que aprendi com a minha avó e pela primeira vez uma sobremesa dela que se sobrepôe a tudo.

O melhor do dia, reunirmo-nos na cozinha para preparar a seia e passarmos a noite juntos apertados num sofá, a única.

Inventamos uma tradição para esta nova família, um outro Natal, novo, como se fosse possível.
Para mim, tão pequeno como o que resumo aqui, mas grande demais para ser revelado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário