22 novembro 2010

Diospyros kaki



Almanach Hachette, petite encyclopédie populaire De la Vie pratique. Com esta agenda de 1928, esperava-se que a mulher, tivesse ao seu dispor todas as ferramentas para lidar com a vida prática do dia-a-dia. Dava ensinamentos preciosos, desde receitas, como tirar medidas para confeccionar as suas próprias roupas, truques domésticos, passatempos, histórias, abordava assuntos como ciência, agricultura, moda, desporto, decoração, etc.
Depois de ter tido a casa invadida por maçãs, agora é a época dos diospiros, caseiros e deliciosos. Desde há anos que é assim nesta altura do ano, diospiros com fartura, uns anos mais do que outros. Mas de tantos que já comi, ao longo destes anos, só por umas duas vezes e agora esta semana, aconteceu encontrar-lhes sementes.

Ainda a propósito de diospiros, mostraram-me como no Brasil e noutros lugares, os
secam ao sol, tornando-se assim ainda mais doces.

5 comentários :

  1. eu AMO diospiros!! são o fruto dos ceús. e ainda por cima só há neste curto espaço de tempo.

    ResponderEliminar
  2. Sim, como todos os melhores frutos, cerejas, castanhas... :-)

    ResponderEliminar
  3. O mesmo com alguns legumes (frutos), como o tomate. Pena é que muitos se tenham habituado a comê-los durante todo o ano... Já pouco se come de acordo com a sazonalidade. E não há nada como a fruta colhida no tempo certo!

    ResponderEliminar
  4. Comprei um destes livros que supostamente nos ensinam a fazer tudo, mas em inglês. Usei-o (cortei-o) para fazer alguns trabalhos. Será que sou criminosa? ;-) Acho que sobreviveram algumas folhas relativas a fotografia, tecelagem e costura, e lugares e tribos. Acho que também foi publicado nos anos 20 mas este tem uma capa 100 vezes mais bonita que a do meu. :-)

    ResponderEliminar
  5. E os teus crimes, poderás mostrá-los? :-)
    Este era, penso eu, da minha bisavó, mas não está utilizado! É incrível como abordam tantos temas... Gostei que tivesses passado por aqui. :-)

    ResponderEliminar