20 outubro 2010

No rio





























Vivemos perto do mar e do rio, um privilégio, que nem sempre aproveitamos como deveríamos. No domingo, numa daquelas tardes quentes de outono, em que achamos pecado estar fechados em casa, saímos para ver o rio. O rio, é o Cávado, penso que não está muito poluído, comparando com outros, mas está cheio de detritos, lixo que é trazido pelo mar, dos barcos de pesca e de quem não tem o mínimo respeito pelo meio ambiente, lixo que se amontoa nas margens, sem que alguém, com obrigações autárticas, tome a decisão de o mandar remover. Seria uma boa oportunidade, visto que está na areia, de o juntar e evitar que voltasse ao mar, assim que a maré subisse. 

No ano passado, uma praga invadiu vários dos rios portugueses, incluindo o Cávado, jacintos de água, uma planta invasora e destrutiva. Nada foi feito, no entanto as margens estiveram cobertas de jacintos, durante vários dias.


O rio Neiva, foi em tempos altamente povoado por lontras. Soube isso, quando há dois anos, avistamos uma cria e como mesmo entre os pescadores, não havia concordância na identificação do animal, mal chegamos a casa fomos investigar. No dia seguinte já lá não estava e nunca mais voltamos a ver nenhuma. 

Há que tomar consciência do papel que nos cabe a todos e proteger o meio em que vivemos. Hoje criamos um herói, um Super-Herói da natureza, temos esperança que ajude a limpar o que muitos poluem, por preguiça, negligência e estupidez.

8 comentários :

  1. Alexandra, há mesmo que começar por casa e não ficar à espera que outros o façam por nós. Também nós vivemos num sítio lindíssimo e nem sempre o aproveitamos - a semana passa a correr, mesmo para quem mora em lugares bonitos!

    ResponderEliminar
  2. Sim, começa tudo com a educação que temos e transmitimos aos nossos filhos. Orgulho-me de ter conseguido incutir esse valor (pelo menos esse...) nos meus filhos, o do respeito pela natureza. Há tanto a fazer...
    :-)

    ResponderEliminar
  3. Consegues dar uma certa poesia a esses detritos, mas sim tens razão, é terrível o desleixo com o meio ambiente ...
    De qualquer maneira, não penses que aqui é melhor, "por fora cordas de viola, por dentro pão bolorento" : sim as águas são cristalinas aparentemente, não há detritos, mas a indústria tem feito danos profundos nas camadas freáticas !

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente é um mal global! Gostei do provérbio! :- )

    ResponderEliminar
  5. não conhecias ?
    parece-me coisa do norte ;-)

    ResponderEliminar
  6. Sim, é muito importante a mensagem que cedo transmitimos aos nossos filhos (desde que nascem!). E as tuas composições são magníficas! A natureza (e neste caso os detritos distribuídos pelo mar...) tem tanto para oferecer - para quê gastar tanto dinheiro em materiais? Bom trabalho!
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:42

    O rio neiva não é afluente do Cávado...

    ResponderEliminar