07 setembro 2010

Sementes em viagem

































Da miscelânea de coisas que trouxe da última feira de antiguidades e velharias, o que mais gostei foram estes dois livros. São da Verbo e já pertenceram a alguém chamado João, custaram uma pechincha e não me canso de lhes admirar as ilustrações de Hubert Meeze. A maior particularidade destes livros, é falar de plantas e sementes, não muito tratadas nos livros deste género. Encontrei pela primeira vez em livro a Ecballium, conheci-a através deste blogue, que muito aprecio. A planta que se assemelha, em ponto pequeno, às que produzem melões, cabaças ou pepinos,"dá uns frutos verdes e ovais, cheios de uma polpa que se transforma, por amadurecimento, num gás; este acumula-se dentro do fruto cada vez sob maior pressão. Na devida altura basta um ligeiro choque, como o passar de um insecto ou um golpe de vento, para que o fruto se destaque e o gás libertado ejecte ruidosamente as sementes". Uma planta mais do que auto-suficiente no que cabe à disseminação, usando um método mais do que invulgar, daí o meu fascínio e surpresa ao encontrá-la num destes pequenos livros.

6 comentários :

  1. lindas imagens que tu sabes escolher !
    esse insecto é uma cigarra ? temos um parecido cá em casa, encontrámo-lo seco no jardim e agora é um dos bibelots cá de casa, logo te mostro ,-)
    vera

    ResponderEliminar
  2. O brigada...Não sei se é uma cigarra, deve ser, fico curiosa por ver a tua! Conhecias a planta, não achas espantoso? Bj

    ResponderEliminar
  3. Que interessante Alexandra! Esta ainda não conhecia! Não é a mesma planta que possuo. Quando comprei as minhas sementes fiz alguma pesquisa e encontrei outras plantas da mesma família que também explodem e algumas, aparentemente, chegam a ser "perigosas". É inacreditável a velocidade a que as sementes saem de dentro da planta quando esta explode e é certo magoarem se atingirem os olhos.
    Que belos achados e que lindas ilustrações! E muito obrigada pelo link.

    ResponderEliminar
  4. Ainda mais incrível haver mais do que uma variedade! Não tens que agradecer de modo nenhum, é sincero, o comentário. Até à próxima!

    ResponderEliminar
  5. Volto aqui para ver o teu insecto mas afinal parece-me um besouro, não uma cigarra. E que côr linda que tem !

    ResponderEliminar
  6. Não é este, este está inteiro e também não sei o que é... Do outro, só encontrei uma asa, igualzinha à da tua cigarra, lá na praia da Nossa Sra da Rocha havia imensas cigarras! Um beijo

    ResponderEliminar