17 maio 2010

Vai daí um Pirolito?







Ouvi falar destas garrafas pela primeira vez, há já uns anos, mas nunca tinha visto nenhuma. Esta, encontrei-a por acaso, numa loja de antiguidades e velharias e reconheci-a mal a vi, tal a quantidade de descrições que já me tinham feito dela. A mais particular é a esfera de vidro que tem no gargalo, uma espécie de berlinde e que não sai. Pelo que sei, quando a garrafa está ainda por abrir, o "berlinde" está preso em cima com uma borracha e mal é aberta o "berlinde" desce. A bebida era uma gasosa, um primórdio dos refrigerantes que se consomem actualmente. Contaram-me ser frequente, as crianças (depois de bebida a gasosa), partirem as garrafas para brincarem com os "berlindes".Não sei se havia alguma produzida em Portugal, esta penso que veio de fora.

10 comentários :

  1. Eu bebi muitas e tenho a certeza que não era preciso partir a garrafa para ficar com o berlinde. Se bem me lembro acho que havia um género de cesto minúsculo de plástico que continha o berlinde. Ah! Que saudades!

    ResponderEliminar
  2. Desta que tenho em casa garanto que não se consegue tirar o berlinde, já tentei e é impossível , só mesmo partindo. Confirma se eram estrangeiras, ou havia nacionais?

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe disse-me que estou enganada e confirmou que realmente só partindo a garrafa é que se tinha acesso ao berlinde. Ela lembra-se dos pirolitos já nos anos 50. No entanto eu lembro-me de beber umas gasosas que tinham um cestinho de plástico no topo do gargalo com um berlinde (a minha mãe não se lembra dessas) e tenho a certeza que não era preciso partir a garrafa. Isto nos anos 70. Estas garrafas são diferentes, têm um aspecto artesanal. Aquelas de que me lembro eram de vidro "mais transparente". Não faço idéia de onde vinham, eu tinha provávelmente uns 4 anos. E também não me lembro de ter bebido as gasosas durante muito tempo. Desapareceram!
    Vim aqui parar através do flickr.
    Obrigada pelo comentário. Eu também lhe deixei outro comentário no post que tem o livro do Pantaleão na Oceânia :-)

    ResponderEliminar
  4. Realmente esta deve ser das mais antigas, por volta dos anos 50, o meu pai também se lembra delas com saudade. O vidro é muito grosso e tosco, naturalmente artesanal e penso que será inglesa. Obrigada e espero continuar a manter contacto. Gostei verdadeiramente do que faz.

    ResponderEliminar
  5. Olá Alexandra.
    Não me tinha apercebido que havia pirolitos desde o século XIX nem que havia tantos fabricantes. E também não sabia que na Índia e Japão há bebidas cujas garrafas também trazem os famosos berlindes! Pode ser que um dia destes ainda tenhamos oportunidade de provar uma dessas!
    :-)

    ResponderEliminar
  6. Vejo que estiveste a investigar... Gostava de ter provado um, mas acho que já não existiam quando nasci. Seria bom fazer um brinde com Pirolitos :- )

    ResponderEliminar
  7. Sim, investiguei ;-)
    Eu tenho a impressão que as gasosas eram um pouco semelhantes às "fizzy drinks" que temos hoje em dia. O que as tornava uma tentação era o facto de se conseguir ver berlinde lá dentro através do vidro. E o melhor de tudo era quando finalmente se tirava o berlinde :-)

    ResponderEliminar
  8. Tenho um amigo ligado ao design, que no outro dia falou precisa mente dos Pirolitos, como sendo um objecto de Design. Pelos vistos o berlinde servia para evitar que se perdesse o gás, depois de aberta a garrafa. Mais ou menos a função da colher que pomos no gargalo. Para quando mais posts no blog?

    ResponderEliminar
  9. O blog anda muito devagarinho. Os posts vão aparecendo quando há tempo e alguma inspiração. ;-) Não há pressa...

    ResponderEliminar
  10. Sim, fazer bem é difícil :- )
    Vale a pena esperar.

    ResponderEliminar