Sapateirices

26 maio 2010




Quando em miúda vinha de férias para Esposende, lembro-me das ídas com a minha avó ao sapateiro. Tinha fama de demorar muito tempo nos consertos dos sapatos e era normal irmos lá várias vezes, sempre com a promessa de que para a próxima estariam prontos. Mas na altura não havia concorrência, por isso a paciência não se esgotava, a ponto de procurar outro. Tinha muitos clientes, os sapatos eram bons e as pessoas cuidavam para que durassem mais tempo. Agora, com o calçado de preços baixos e qualidade mais duvidosa, já pouca gente leva os sapatos a arranjar, até porque o conserto saíria mais caro que os próprio sapatos. Deve ser por isso que muitos deles ficam lá abandonados, o que levou o sapateiro a afixar um papel, onde se pode ler, "Estimado cliente se não levantar o calçado no prazo de 30 dias, perde o direito ao mesmo, Obrigado".

Ironia dos tempos modernos, aquele que nos obrigava a voltar vezes sem conta, para levantar um par de sapatos que nunca estavam prontos no dia marcado, ameaça agora apoderar-se daqueles que já ninguém quer.
/div>

5 comentários :

  1. De certeza que ele só pode fazer isso porque as pessoas pagam adiantado. Que arquitectura tão bonita. Não diria que seria a oficina do sapateiro.

    ResponderEliminar
  2. Não sei... O espaço é realmente muito bonito e muito bem conservado.

    ResponderEliminar
  3. Depois do que disseste ontem, fiquei a pensar no assunto e decidi confirmar com o senhor directamente. Afirmou, convictamente, que com ele não havia pagamentos adiantados :- )

    ResponderEliminar
  4. Fiquei surpreendida. Pergunto a mim mesma qual será a percentagem de pessoas que lá deixam ficar o calçado. E o que é que ele faz com o calçado que lá fica?

    ResponderEliminar
  5. Talvez seja apenas uma ameaça, até porque o espaço é tão reduzido que não poderia lá guardar muita coisa.

    ResponderEliminar